terça-feira, 4 de novembro de 2008

***Simbolismo de Virgem***


Virgem é o signo cujo símbolo representa a gravidez da natureza pura, livre e não controlada. É o signo do respeito à condição da natureza que se coloca humilde e pronta para a renovação da ordem natural, que acontece em ciclos. Tudo tem seu momento e sua história no seu devido lugar. O universo repudia a desordem da matéria e o desperdício de tempo.

O signo de Virgem representa a energia do plano material que deve ser purificada para se transformar em fruto. É a purificação da forma humana, de um mundo que se diferencia, se particulariza e se seleciona. A limpeza acontece em um processo que primeiro se acumula, se coleciona, se examina, se classifica, para depois determinar os limites precisos.

Virgem simboliza os limites impostos a toda atividade da vida criativa, que determinam a seleção entre o espiritual e o material, o controle entre a moralidade e o abandono, entre a permanência pessoal e a retirada, entre a impureza e a pureza, entre o erro e a remissão. Limites estes que servirão para posterior julgamento e que só serão vencidos com disciplina e ordem.

Símbolo do chão pronto para receber a semente, Virgem representa a terra distribuidora, que está apta para servir e ser servida, para espalhar e liberar a essência Divina. É o espirito do trabalho, da minúcia e da capacidade de discernimento. O signo também é associado à colheita dos cereais - alimentos puros, não poluídos.

O Mito de Virgem é representado pela donzela que vivia entre os homens, na Idade de Ouro que se ausentou da vida na terra graças à degeneração dos homens na Idade do Bronze e foi transformada em constelação. Esta história nos traz o sentido de que a alma, para se manter pura, tem que se afastar da sujeira e da destruição.

Virgem é portanto símbolo da inocência e da plenitude de possibilidades ainda não realizadas. É a compreensão de que a alma deve estar vazia, limpa, incorruptível e livre para estar pronta para receber o sêmen divino, para proporcionar mudanças, mantendo-se pura.

O signo de virgem nos dá a compreensão da possibilidade de viver a perfeição absoluta, a Pureza Divina, onde o erro, a imperfeição a imoralidade e a Corrupção estão eliminados.

(Angela Brainer)

Nenhum comentário: