sexta-feira, 14 de novembro de 2008

*******Simbolismo de Gêmeos*******


Gêmeos é o signo cujo simbolismo expressa a dualidade, a troca e a complementação dos opostos.

Simboliza a reunião dos extremos, ligando-os numa só linguagem, numa só realidade, numa única comunicação. A reunião de duas naturezas antagônicas e contraditórias, refletindo uma na outra.

É a compreensão de que a superação da dualidade, o equilíbrio dos opostos, vem através de um grande abraço, de uma grande integração.

Toda multiplicidade se reduz à unidade em seu último fundamento. Gêmeos é a aceitação dos dois princípios opostos. O símbolo de Gêmeos proporciona uma compreensão da junção das realidades contrárias no universo.

Estabelece uma compreensão e uma relação entre o que está longe e o que está perto. Representa a ligação e incorporação através da comunicação e das trocas. É o símbolo da constante renovação dos contatos, das idéias e das opiniões, permitindo, assim, passar de um polo para o outro, de uma realidade para outra.

Gêmeos é o signo cuja representação mitológica está apoiada no mito grego-romano de Castor e Pólux, que simboliza as formas de dualidade na semelhança, no antagonismo e na oposição complementar - imagem quase sempre representada por dois jovens abraçados, mostrando a duplicidade e integração do signo.

Mito que eleva o sentido do abraço e da integração: o abraço dos contrários em busca de uma única expressão, a integração do nosso ser com o universo. Mito que representa o sentido da troca, da opção que fazemos para que os dois lados de uma mesma realidade, existentes dentro do ser, tenham espaço para se manifestar em uma única verdade. O sim não teria valor se não existisse o não.

Gêmeos é a imagem de todas as oposições interiores e exteriores, contrárias ou complementares, relativas ou absolutas. É a representação dos contrários: a proteção e o perigo, o conflito e a cooperação, o equilíbrio e a instabilidade. É a complementação dos opostos, assim como o dia contém o claro e o escuro, a luz e as trevas. É o símbolo bipolar: dia e noite, interior e exterior, alto e baixo, direita e esquerda.

Gêmeos representa o mundo das trocas com o meio imediato, representa os contatos, as ligações, os movimentos. É o símbolo dos contrastes essenciais existentes na realidade do homem entre conhecer e ser, entre ser a agir. É o movimento que constitui um vínculo entre o homem e seu meio, entre a relação do homem com o universo.

Gêmeos é um signo de ar, representando a grande capacidade de compreensão à vida, a mobilidade para se integrar ao mundo, a grande capacidade de movimento e de comunicação.

Capacidade de ir em todos os sentidos, assim como o ar que sopra em todas as direções, no que tem de leve, de móvel e de rápido, dando uma marca de flexibilidade e de adaptação. É o ar que inspiramos ao nascer, em oposição ao ar que expiramos, ao morrer. É o ar da troca: inspirar e expirar, dar e receber.

(Angela Brainer)

Nenhum comentário: