quarta-feira, 19 de novembro de 2008

*******Simbolismo de Touro*******


Touro, simbolicamente, está associado à substância, à união da essência vital (Áries) com a forma, com a matéria (Touro). É a forma do Touro, simbolizado no mito de Europa, onde o deus Zeus toma a forma de um touro para poder se unir a uma mortal. É o símbolo visível do concreto, da manifestação corporal por excelência. É a expressão da forma, no plano material, assumida pela manifestação, para realizar e expressar sua funcionalidade.

O símbolo do Touro proporciona uma compreensão da natureza animal, da capacidade de projeção e constituição de todos os instintos. Da projeção, particularmente rica em sensibilidade, onde o viver está associado ao sentir, ao apalpar, ao ver, ao solver e à conservação. No mito, o Touro corre para sobreviver, corre para expressar toda sua sensualidade, corre para concretizar o seu prazer.

Touro é a expressão da estática da terra, a expressão de uma massa portadora de vida, onde predomina o espírito de lentidão, de densidade, de permanência, de solidez, de firmeza, de constância e de estabilidade. Símbolo da terra, da abundância de formas e da multiplicidade dos estímulos sensoriais, da fartura dos sabores, dos mais variados cheiros, das inúmeras cores e dos diversos sons.

Touro, símbolo da terra, símbolo da riqueza de expressão. Da terra, onde podemos extrair as coisas simples, alegres e profundamente prazerosas. Da terra, que oferece em abundância, garantindo uma segurança. Da terra, símbolo da matéria, da natureza, da força, do realismo e do bom senso.

Em um dos mitos significativos do signo de Touro, Europa se equilibra no touro para conseguir realizar uma travessia, representando a necessidade que teremos em nos equilibrar em busca do nosso lugar, em busca do nosso paraíso. É o símbolo de que nesta travessia não podemos nos deter, não podemos parar. Temos que atravessar os nossos caminhos em busca da verdadeira medida, do verdadeiro padrão a ser utilizado na nossa produção, na nossa vida.

Touro é a compreensão da vida como matéria, compreensão da manifestação pela substância. É a compreensão de que na terra maternal, nos férteis campos, está disponível um solo para a manifestação da vida. Um campo, onde devermos atravessá-lo com método, com firmeza, com segurança e com prazer.

O Sol em Áries ilumina força, ímpeto, ousadia e franqueza. O ariano sabe que a franqueza define, delineia e fortalece as pessoas e que a melhor maneira de se lidar com qualquer problema é enfrentando-o, nunca fugindo, encolhendo, evitando ou negando a sua existência.

(Angela Brainer)

Nenhum comentário: