quinta-feira, 30 de outubro de 2008

***Simbolismo de Sagitário******

Sagitário é o signo cujo símbolo é a união dos três planos da existência: o Plano animal, representado pelo corpo do cavalo, o Plano racional ou mental, simbolizado pelo cavaleiro humano e o Plano espiritual e consciente, representado pelo arco e flecha que o centauro usa, na busca de alcançar sua "estrela".

É o simbolismo da procura de um sentido último para a existência humana. A busca da sabedoria. Sagitário é a compreensão de uma ampla abertura para o universo de todas as nossas potencialidades.

É o símbolo da coesão e da unificação, a síntese da união do terrestre e o celeste, do real e do ideal, do inconsciente e o consciente, do instintivo e do racional, da matéria e do espírito, do humano e do Divino.

O signo de Sagitário é representado pela figura mitológica do centauro, cujo corpo tem a parte inferior do cavalo e a parte superior do homem.

É a nossa parte terrestre e a nossa parte celeste. É preciso caminhar com os pés, pensar com a cabeça e agir com o coração.

É uma figura de sublimação: um centauro com as quatro patas no chão e seu arco-flecha se erguendo diante do céu, orienta-se em direção às estrelas, ao alto e ao centro. É a direção da transcendência que é toda independência da consciência humana.

O centauro, metade homem, metade cavalo, representa a sua dualidade, sendo, ao mesmo tempo, a união do aspecto humano - da força instintiva e animal - com a força racional e mental, em busca do espiritual.

A parte animal reunindo os instintos mais bestiais, violentos, lúbricos e a parte racional, reunindo todo o poder dos questionamentos , decisões e desejos em busca do mais alto poder espiritual.Para chegar a verdadeira sabedoria, o homem deve compreender e assumir os aspectos carnais, materiais, racionais e transcendentes do seu ser.

A palavra Sagitário provém do latim sagittarius, que significa "arqueiro". O Sagitário é também o arqueiro que aponta seu arco e flecha para um alvo alto e distante, que nos remete para uma longa viagem: a sabedoria.

Em analogia, poderíamos dizer que o sagitariano é um grande idealista, cujo pensamento, simbolizado pela flecha, se eleva ao infinito em busca de conhecimento.

A flecha simboliza a evolução espiritual depois da transformação interior. É um impulso, uma expansão sem fim, em vista de uma integração suprema com a energia universal.

O impulso de se ultrapassar: dos instintos à razão, da razão à compreensão. A flecha é a representação de uma meta, uma abertura ao universo, a elevação dos planos terrestres e celestes, humanos e divinos.

A flecha lançada pelo arqueiro visa o céu. A flecha é o que voa. O vôo em busca da sabedoria. Sagitário nos dá a compreensão deste vôo. O homem necessita sair de si.

Necessita sair do seu cotidiano, se elevar. É com o vôo que atingimos o que de mais alto desejamos. É no alto que verificamos como o mundo é "pequenino". Sagitário nos dá a compreensão de que não é necessário ser só um homem grande mais um grande homem, um homem sábio.

(Angela Brainer)

Nenhum comentário: