Capricórnio simbolicamente está associado à subida da vida lenta e infatigável em direção aos picos da realização espiritual. A subida ao topo da montanha.
Ele é lento, paciente e prudente nesta subida, expulsando as forças cegas, as forças profundas e prisioneiras da alma que o impede de atingir a Perfeição, o ápice.
A natureza capricorniana leva marcas do inverno frio, silencioso e imóvel. A vida está nas profundezas do seu ser e se exterioriza num movimento de retração e de recuo em relação ao mundo.Ele é lento, paciente e prudente nesta subida, expulsando as forças cegas, as forças profundas e prisioneiras da alma que o impede de atingir a Perfeição, o ápice.
Sua vontade fria e refletida lhe assegura um autocontrole indispensáveis para enfrentar as forças cegas, os obstáculos, os fenômenos exteriores que ameaçam a sua subida triunfante.
O mito da cabra, símbolo da vitalidade, do animal que dá o leite e que alimenta, é a natureza que tudo dá em abundância. Por sua natureza animal, é persistente, suporta as florestas e não costuma desistir antes de atingir seus objetivos.
O signo de Capricórnio é apresentado pela figura mitológica do bode/cabra, representando a natureza montanhosa, terrena.
Seu mito, animal fabuloso, meio bode, meio peixe, simboliza o ambiente interior, marinho, sereno, que se fortalece e se exterioriza no ambiente das montanhas.
É o encontro do eixo vertical: profundidade e altura, simbolizando a perseverante subida em direção à Luz.
(Angela Brainer)
Nenhum comentário:
Postar um comentário