quarta-feira, 29 de outubro de 2008

***Simbolismo de Capricórnio***

Capricórnio simbolicamente está associado à subida da vida lenta e infatigável em direção aos picos da realização espiritual. A subida ao topo da montanha.

Ele é lento, paciente e prudente nesta subida, expulsando as forças cegas, as forças profundas e prisioneiras da alma que o impede de atingir a Perfeição, o ápice.

A natureza capricorniana leva marcas do inverno frio, silencioso e imóvel. A vida está nas profundezas do seu ser e se exterioriza num movimento de retração e de recuo em relação ao mundo.

Sua vontade fria e refletida lhe assegura um autocontrole indispensáveis para enfrentar as forças cegas, os obstáculos, os fenômenos exteriores que ameaçam a sua subida triunfante.

O mito da cabra, símbolo da vitalidade, do animal que dá o leite e que alimenta, é a natureza que tudo dá em abundância. Por sua natureza animal, é persistente, suporta as florestas e não costuma desistir antes de atingir seus objetivos.

O signo de Capricórnio é apresentado pela figura mitológica do bode/cabra, representando a natureza montanhosa, terrena.

Seu mito, animal fabuloso, meio bode, meio peixe, simboliza o ambiente interior, marinho, sereno, que se fortalece e se exterioriza no ambiente das montanhas.

É o encontro do eixo vertical: profundidade e altura, simbolizando a perseverante subida em direção à Luz.


(Angela Brainer)

Nenhum comentário: