quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

******** Ser Transparente ********


Ser Transparente

Às vezes, fico me perguntando: por que é tão difícil assim…
Costumamos acreditar que ser transparente é simplesmente ser sincero, não enganar os outros.
Mas, ser transparente é muito mais do que isso.
É ter coragem de se expor, de ser frágil, de chorar, de falar do que a gente sente…

Ser transparente é desnudar a alma, é deixar cair as máscaras, baixar as armas, destruir os imensos e grossos muros que nos empenhamos tanto para levantar…


Ser transparente é permitir que toda a nossa doçura aflore, desabroche, transborde!

Mas, infelizmente, quase sempre, a maioria de nós decide não correr esse risco.
É preferível a dureza da razão à leveza que exporia toda a fragilidade humana?

Preferimos o nó na garganta às lágrimas que brotam do mais profundo de nosso ser…

Preferimos nos perder numa busca insana por respostas imediatas a simplesmente nos entregar e admitir que não sabemos, que temos medo!

Por mais doloroso que seja ter de construir uma máscara que nos distancia cada vez mais de quem realmente somos, preferimos assim: manter uma imagem que nos dê a sensação de proteção…


E assim, vamos nos afogando mais e mais em falsas palavras, em falsas atitudes, em falsos sentimentos…

Não porque sejamos pessoas mentirosas, mas apenas porque nos perdemos de nós mesmos e já não sabemos onde está nossa brandura, nosso amor mais intenso e não-contaminado.

Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir o que de mais precioso temos a compartilhar, doçura, compaixão, a compreensão de que todos nós sofremos, nos sentimos sós, imensamente tristes e choramos baixinho antes de dormir, num silêncio que nos remete a uma saudade desesperada de nós mesmos…


Daquilo que pulsa e grita dentro de nós, mas que não temos coragem de mostrar àqueles que mais amamos!


Porque, infelizmente, aprendemos que é melhor revidar, descontar, agredir, acusar, criticar e julgar do que simplesmente dizer: “você está me machucando. Pode parar,por favor?”


Porque aprendemos que dizer isso é ser fraco, é ser bobo, é ser menos do que o outro.

Quando, na verdade, se agíssemos com o coração, poderíamos evitar tanta dor…

Sugiro que deixemos explodir toda a nossa doçura!

Que consigamos não prender o choro, não conter a gargalhada, não esconder tanto o nosso medo, não desejar parecer tão invencível.
Que consigamos não tentar controlar tanto, responder tanto, competir tanto, que consigamos docemente viver, sentir, amar…

E que você seja não só razão, mas também coração, não só um escudo, mas também sentimento.

Seja transparente, apesar de todo o risco que isso possa significar.

Rosana Braga

9 comentários:

alegria de viver disse...

Que belo texto, jamais tinha visto nada tão bem escrito na sua proposta, obrigado por nos comtemplar com essa definição de SER TRANSPARENTE.Beijios.

Eu disse...

Esse é um texto maravilhoso que eu adoro ler da grande escritora Rosana Braga.

Fico feliz em lê-lo novamente aqui!

Mil beijos

Angel disse...

Que belo texto eu penso bem assim, eu sou uma pessoa muito sincera quando eu não gosto de alguma coisa eu falo, não sou de agredir ninguém com palavras, mas quero que a minha opinião e a minha vontade sejam respeitadas, um dos motivos que eu entrei em depressão fora a doença é claro, foi ter medo do que os outros falavam ou pensavam de mim e quando eu fiquei com depressão eu vi que não valia a pena fazer isso por que enquanto estamos preocupados com os outros a nossa vida para, mas a das pessoas continua, eu era totalmente diferente antes da depressão brigava por qualquer coisa, guardava rancor, ódio, só o que eu não sabia que no fundo quem estava sofrendo era eu mesma e não as pessoas por quem eu sentia isso, se tu não consegue vencer o inimigo junta-se a ele, mas é claro não deixando que as pessoas te pisem, te machuquem essa é minha opinião sobre a vida.
Em relação a música do filme o Fantasma da Ópera é mesmo linda vendo o filme então tu acaba te emocionando.

Grande beijo e fica com Deus.

Eu disse...

Vim novamente apreciar e te desejar uma bela semana!

Mil beijos

Angel disse...

Oi Eliane, obrigada pela visita sempre bem vinda ao meu Blog, a declaração de amor do filme Antes Que Termine O Dia é emocionante e a música que toca na parte final faz a gente chorar, eu como sou uma chorona assumida chorei mesmo, esse filme é maravilhoso só sinto não ter o DVD para assistir mais vezes, mas quando fico com saudade vou no You Tube e assisto algumas cenas.

Obrigada pela força no dia 22 tenho certeza que tu vai dar certo.

Bjs no teu lindo coração amiga.

bruxamarytsha disse...

Amiga, texto maravilhoso, acho que por isso mesmo, as vezes me pego, me criticando, por ser so emoção, intuição, fazer o que? beijocas

Angel disse...

Realmente a música do Eric Clapton é linda é uma pena que foi em cima de uma tragédia que ele escreveu uma letra tão bonita e o filme Rush é muito bom vale a pena assistir.
Amiga, a minha cirurgia ficou para o dia 27 as 13hs, o único risco da cirurgia é a perfuração no útero, mas graças a Deus o médico que vai me operar é o mesmo que retirou o mioma, ele é um excelente profissional graças a ele eu estou viva, pois tive uma hemorragia na época muito forte e ele mandou me internar e fez a cirurgia e ainda deu uma bronca nos residentes dele por ter me deixado tanto tempo com aquela hemorragia, estou nas mãos de um anjo.

Bjs amiga no coração.

Angel disse...

Oi Amiga, obrigada pelo carinho e apoio fico muito feliz quando as pessoas se preocupam com a minha saúde e não com a minha vida pessoal.

Grande beijo e fica com Deus.

Pod papo - Pod música disse...

Que belo texto!
Ser tansparente é sermos honestos com nós mesmos e assumir nossas fragilidades, fraquezas. Não é só sair por aí falando tudo o que você pensa, mas é também ter atitudes sinceras e transparentes, é ter um olhar que revela verdadeiramente o que você é.

Beijão!